Primavera mantém tempo seco e calor no Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Mesmo sendo uma estação marcada pela retomada das chuvas, o volume ainda é baixo
A primavera termina no dia 21 de dezembro, quando terá início o verão 2025, mas mesmo em meio ao que deveria ser o período chuvoso, a estação segue com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade nas regiões do Alto Paranaíba e Noroeste mineiro.
Mesmo sendo uma estação marcada pela retomada das chuvas, o volume ainda é baixo para o período em Patos de Minas e municípios vizinhos, uma vez que o tempo continua predominantemente seco, com dias ensolarados e noites mais amenas.
Em Patos de Minas, nesta quarta-feira (12), o céu permanece com poucas nuvens e a temperatura máxima deve registrar 30 °C. A umidade relativa do ar atinge 40%, índice que ainda exige atenção, especialmente nas horas mais quentes do dia. A orientação dos especialistas é manter a hidratação e evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.
A previsão para esta quinta-feira aponta poucas mudanças: mínima de 15 °C e máxima de 30 °C, com céu claro e umidade ainda mais baixa, em torno de 30%. A condição deve se repetir em boa parte dos municípios vizinhos, como Carmo do Paranaíba, Patrocínio, Vazante, e Varjão de Minas.
Meteorologistas avaliam que as pancadas de chuva mais significativas devem ocorrer nas próximas semanas, marcando o início gradual do regime úmido característico do fim da primavera.
